01 outubro 2008

Potencial cariogênico e pH de xaropes pediátricos

Estudo sobre a correlação do potencial cariogênico e do pH de xaropes pediátricos

Santinho AJP, Waldow C, Santos SB.
Curso de Farmácia de Presidente Prudente (UNOESTE)

Resumo: A cariogenicidade dos xaropes pediátricos está relacionada ao baixo pH desses medicamentos, assim como a presença de diferentes edulcorantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar comparativamente o potencial cariogênico de xaropes pediátricos contendo ou não sacarose em função do pH.

***

Foram selecionados xaropes de cloridrato de ambroxol, carbocisteína e acebrofilina (expectorantes), sendo que para cada fármaco foram testadas duas formulações contendo ou não sacarose e que tiveram seus pHs verificados por 8 dias. Constatou-se que somente os xaropes contendo carbocisteína apresentaram valores de pH dentro de uma faixa que não contribuem para a cárie.

***

Os xaropes de ambroxol contendo sacarose apresentaram baixo pH, indicando um amplo potencial para o desenvolvimento das lesões cariogênicas. Já, ambos os xaropes de acebrofilina, apresentaram o mesmo pH, indicando que seu potencial erosivo depende da presença de sacarose. Por fim, pode-se dizer que o xarope de carbocisteína sem sacarose foi o medicamento menos cariogênico, ao passo que o xarope de cloridrato de ambroxol, contendo sacarose, foi o mais cariogênico.

***

Sugere-se que quando houver necessidade de administração prolongada desse tipo de medicamento, deve-se utilizar a preparação isenta de açúcar, pois, mesmo sem sacarose, o baixo pH pode ser suficiente para iniciar a cárie, recomendando-se, portanto, a profilaxia dental após a ingestão de cada dose.

Referência:
Santinho AJP, Waldow C, Santos SB. Estudo sobre a correlação do potencial cariogênico e do pH de xaropes pediátricos. Rev. Bras. Farm., 89(2), 2008