29 fevereiro 2016

Análise das Quase-Falhas no Processo de Prescrição Detectadas pelo Farmacêutico Clínico

Suhelen Caon - Associação Hospitalar Moinhos de Vento / RS
Raquel Finatto - Associação Hospitalar Moinhos de Vento / RS

Introdução: os erros de medicamentos constituem um problema sério em hospitais de todo o mundo, podendo resultar em importantes agravos à saúde dos pacientes. O processo de utilização dos medicamentos é complexo e envolve de 20 a 30 etapas diferentes, implicando, a cada etapa, potenciais de ocorrência de erros. Os erros de medicação são passíveis de prevenção, em vista disso, a existência de serviços farmacêuticos clínicos minimiza a ocorrência de erros, visto que o erro pode ser interceptado antes de atingir o paciente, esse tipo de erro é classificado como quase-falha.

Objetivo: analisar as quase falhas registradas no sistema interno de um hospital de grande porte de Porto Alegre, RS.

Metodologia: estudo transversal realizado no Serviço de Farmácia Clinica do hospital através dos registros realizados pelos farmacêuticos clínicos. Foram analisados 303 registros de quase-falhas no período de dezembro a março de 2013.

Resultado e conclusão: foram detectadas 313 quase-falhas, considerando que alguns registros apresentaram mais do que uma quase-falha. A análise indica que as quase-falhas mais frequentes foram: dose maior que a correta (37,06%), duplicidade terapêutica (13,74%), falta de prescrição de um medicamento necessário (7,67%), dose menor que a correta (7,67%) e as demais registradas somam 33,86%. Pode-se concluir que a existência de serviços farmacêuticos clínicos e a educação da equipe assistencial para o registro de quase-falhas minimizam a ocorrência de erros e garantem ao paciente o recebimento da farmacoterapia segura, correta, eficaz. Além de aumentar a qualidade de atenção ao paciente e o monitoramento terapêutico.

Congresso de Farmácia Hospitalar: IX Brasileiro e II Sulamericano - 2013.