31 março 2016

ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR HIPODERMÓCLISE: UMA REVISÃO DA LITERATURA.

Cyntia de Lima Braz, Rachel Cristina Cardoso Pereira, Josiane Moreira da Costa

 Hospital das Clínicas da UFMG & Hospital Risoleta Tolentino Neves

Objetivo: Realizar uma revisão de literatura sobre recomendações para administração de medicamentos por hipodermóclise.

Método: Revisão não sistemática da literatura por meio do Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), com PubMed e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) como interface.

Resultados: Foram selecionados 21 artigos com informações sobre técnicas de administração de medicamentos por hipodermóclise, os quais contaram com a identificação de 78 medicamentos, sendo que sobre 53 fármacos, identificou-se informações sobre a dose utilizada em hipodermóclise. As informações referentes a diluentes e demais critérios de administração foram identificadas, respectivamente, para um quantitativo de 56 e 47 medicamentos. Os medicamentos com maior frequência de citação em artigos foram morfina, metoclopramida, haloperidol, midazolam, butilescopolamina e dexametasona, sendo descritos em mais de 10 artigos. Houve registro de reações adversas relacionadas a 49 medicamentos, sendo as reações mais frequentes dor, inflamação e edema no local de aplicação.

Conclusão: Foram encontrados poucos estudos para compor a revisão, principalmente no que tange aspectos de eficácia e segurança dos medicamentos. Espera-se que essa revisão aponte para a necessidade de obtenção de maiores informações em relação ao uso dessa via de administração.

Rev. Bras. Farm. Hosp. Serv. Saúde São Paulo v.6 n.1 6-12 jan./mar. 2015