06 julho 2008

Manipulação e Preparo de Formulações Pediátricas


Souza, GB; Azevedo, JL; Barros, JFC; Pessanha, MCM

Serviço de Farmácia, Hospital Universitário Antonio Pedro, Niterói, RJ

Introdução: Os medicamentos mais utilizados incluem os comprimidos e as cápsulas, entretanto, muitos pacientes necessitam de formas de dosagens líquidas de medicamentos utilizados na prática clínica. Diversos medicamentos não são comercializados como uma formulação oral líquida, e o farmacêutico deve ser capaz de preparar esta formulação, desde que esteja suficientemente documentada a composição, formulação, modo de preparar as formulações, tipo de embalagem, modo de estocagem e a estabilidade da formulação farmacêutica extemporânea para uso nas clínicas pediátricas.

Objetivos: Identificar os medicamentos mais manipulados e/ou fracionados, bem como definir o modo operacional para o preparo das suspensões extemporâneas orais para uso nas clínicas pediátricas, a partir de comprimidos, cápsulas ou ampolas, utilizando como agente suspensor o xarope simples ou a mistura xarope simples associado a carboximetilcelulose.

Material e Métodos: A partir das prescrições médicas de pacientes admitidos na pediatria, berçário, emergência pediátrica, clínica cirúrgica infantil e uti neonatal, no período de janeiro a junho de 2000, foram quantificados os medicamentos para preparo da formulação farmacêutica extemporânea para uso nas clínicas pediátricas.

Resultados: No período de janeiro a junho de 2000, foram preparados 5.864mL de formulações farmacêuticas extemporâneas para uso nas clínicas pediátricas a partir de 698 comprimidos, cápsulas ou ampolas. A hidroclorotiazida (15,52%) foi o medicamento mais utilizado, seguido de vigabatrina (12,72%), espironolactona (11,51%), sulfadiazina (6,82%), pirimetamina (6,05%), ácido folínico (5,81%), gabapentina (4,06%), propranolol (3,38%), captopril (3,41%). Sendo que os 9 medicamentos listados acima, representaram 69,28% do total de medicamentos manipulados, onde 44,44% eram medicamentos com ação no aparelho cardiovascular e 50% eram medicamentos diuréticos.

Conclusão: Desde maio de 2000, que validamos monografias para 206 formulações farmacêuticas extemporâneas para uso nas clínicas pediátricas, devidamente protocoladas pela farmacotécnica para preparo em dose unitária, manipulação, fracionamento e dispensação em dosadores orais.

Nenhum comentário: