31 outubro 2018

A Importância da Atuação Permanente do Farmacêutico Clínico na Equipe Multidisciplinar no Setor de Hematologia de um Hospital Universitário.


Bruna Figueiredo Martins¹, Fabíola Giordani2, Fábio Moore Nucci3, Gilberto Barcelos Souza1, Nayara Fernandes Paes1, Luiz Filgueira de Melo Neto1, Camila Theodoro das Neves1, Marcela Miranda Salles1.  

Serviço de Farmácia. Hospital Universitário Antônio Pedro. Niterói (RJ), Brasil. 2 Fabíola Giordani. Instituto de Saúde da Comunidade. Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ). Brasil. 3 Médico. Serviço de Hematologia. Hospital Universitário Antônio Pedro. Niterói (RJ), Brasil. Endereço para correspondência: Gilberto Barcelos Souza. Rua Marquês do Paraná, 303. Centro. Niterói (RJ), Brasil. CEP 24033-900. E-mail: gilberto.barcelos.souza@gmail.com.



Introdução: A Farmácia Hospitalar no Brasil está passando por um processo de modernização, tanto na gestão, administração, quanto no gerenciamento de riscos e resultados clínicos oriundos da atuação clínica do farmacêutico. Pacientes oncológicos necessitam de acompanhamento e monitoramento intenso, devido ao tratamento complexo e envolve grande número de medicamentos. Objetivo: Avaliar a percepção da equipe multidisciplinar quanto à importância da atuação permanente do farmacêutico clínico na equipe no setor de hematologia de um hospital universitário e elaborar e validar questionário de avaliação. Método: O estudo foi realizado em março de 2018 em um Hospital de Ensino, e foi aprovado pelo CAAE 79888317.0.0000.5243 e os participantes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), onde os profissionais que compõem a equipe do setor de hematologia foram convidados a preencher um questionário referente à importância da atuação permanente do farmacêutico clínico. Participaram do estudo: médicos, residentes, internos, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de ambos os sexos. Resultados: 16 pessoas (53,3%) consideraram o farmacêutico indispensável e 12 pessoas (40%), muito importante e nenhum participante da pesquisa considerou o farmacêutico como um profissional dispensável para a equipe, sendo que 43,3% dos participantes que responderam ao questionário eram internos de Medicina; 100% dos internos de Medicina consideraram a integração do Farmacêutico na equipe como excelente. Conclusão: A equipe mostrou-se muito satisfeita com os cuidados farmacêuticos prestados, tendo sendo sugerido continuidade dos trabalhos, o que confirma os relatos nacionais e internacionais das atividades essenciais do farmacêutico-clínico na Hematologia. Palavras-chave: Farmácia clínica; Equipe multidisciplinar; Hematologia.

Poster in: VI CONGRESSO DE FARMÁCIA HOSPITALAR EM ONCOLOGIA DO INCA. 2018.




Nenhum comentário: