28 fevereiro 2019

Implementação de medidas para controle de delirium em uma unidade de terapia intensiva neurológica

Déborah Schimidt1, Samantha Longhi Simões de Almeida1, João P. N. Medeiros1, Ana Lucia Vitti Ronchini1, Bruno Franco Mazza1

1Hospital Samaritano - São Paulo (SP), Brasil

Objetivo: O delirium é uma complicação comum nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sua incidência na literatura varia de 45-87% dependendo da população estudada. Apesar de sua elevada incidência e relevante impacto nos desfechos de pacientes criticamente enfermos, o delirium continua sendo sub-diagnosticado. Existem poucos dados na literatura associados à sua incidência em unidades especializadas em cuidados neurocríticos. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da implementação do protocolo assistencial multidisciplinar de prevenção e tratamento de delirium na redução da incidência do delirium, tempo de internação e mortalidade nos pacientes internados na unidade intensiva neurológica do hospital.

Métodos: Foi realizado um estudo de pré- e pós intervenção, no qual foi implementado de forma  sistêmica e gerenciada o protocolo assistencial multidisciplinar de prevenção e tratamento de delirium que incluiu: treinamento e validação da equipe de Enfermagem sobre aplicação e preenchimento da escala de CAM-ICU; treinamento da equipe de enfermeiros sobre as medidas de prevenção (farmacológico e não farmacológico), avaliação sistemática das indicações de contenção mecânica, com trabalho de conscientização da equipe sobre essa prática. Foram analisados a incidência de delirium, o tempo de internação e mortalidade nesse grupo de pacientes.

Resultados: Foram analisados 756 pacientes no período de jan à dez de 2017. Após a implementação do protocolo gerenciado uma redução na incidência de delirium (18,3%x10,5%), com redução de risco (RR: 0,5), do tempo de internação na UTI e hospitalar (2 e 8 dias) e da mortalidade e de 40% na contenção mecânica.

Conclusão: A implementação de ações preventivas com estratégias inter e multidisciplinares foi efetiva na redução da incidência de delirium.

E-poster in: XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. São Paulo. SP. 2018.

Nenhum comentário: