Estudo sobre a correlação do potencial cariogênico e do pH de xaropes pediátricos
Santinho AJP, Waldow C, Santos SB.
Curso de Farmácia de Presidente Prudente (UNOESTE)
Resumo: A cariogenicidade dos xaropes pediátricos está relacionada ao baixo pH desses medicamentos, assim como a presença de diferentes edulcorantes. O objetivo deste trabalho foi avaliar comparativamente o potencial cariogênico de xaropes pediátricos contendo ou não sacarose em função do pH.
***
Foram selecionados xaropes de cloridrato de ambroxol, carbocisteína e acebrofilina (expectorantes), sendo que para cada fármaco foram testadas duas formulações contendo ou não sacarose e que tiveram seus pHs verificados por 8 dias. Constatou-se que somente os xaropes contendo carbocisteína apresentaram valores de pH dentro de uma faixa que não contribuem para a cárie.
***
Os xaropes de ambroxol contendo sacarose apresentaram baixo pH, indicando um amplo potencial para o desenvolvimento das lesões cariogênicas. Já, ambos os xaropes de acebrofilina, apresentaram o mesmo pH, indicando que seu potencial erosivo depende da presença de sacarose. Por fim, pode-se dizer que o xarope de carbocisteína sem sacarose foi o medicamento menos cariogênico, ao passo que o xarope de cloridrato de ambroxol, contendo sacarose, foi o mais cariogênico.
***
Sugere-se que quando houver necessidade de administração prolongada desse tipo de medicamento, deve-se utilizar a preparação isenta de açúcar, pois, mesmo sem sacarose, o baixo pH pode ser suficiente para iniciar a cárie, recomendando-se, portanto, a profilaxia dental após a ingestão de cada dose.
Referência:
Santinho AJP, Waldow C, Santos SB. Estudo sobre a correlação do potencial cariogênico e do pH de xaropes pediátricos. Rev. Bras. Farm., 89(2), 2008
Gilberto Barcelos Souza. Farmacêutico. Exerceu suas atividades durante 41 anos no Serviço de Farmácia do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Membro da SBRAFH, SOBRAFO, SOBRATI ● 28 livros publicados ● Medicamentos Injetáveis ● Oncológicos Injetáveis e Orais ● Imunoterápicos ● Protocolos de Quimioterapia ● Interações Medicamentosas em Oncologia ● Formulário Magistral ● Medicamentos em Terapia Intensiva Pediátrica. Editor do www.meuslivrosdefarmacia.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário